segunda-feira, 31 de maio de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O monstro Pop que tudo devora - David Byrne & Fatboy Slim "Here Lies Love"

O que um álbum duplo de música genuinamente pop e a vida pessoal e política de uma ex-primeira dama das Filipinas podem ter em comum?

Para mim, assim como a maioria das pessoas não parece haver nenhum modo de ligar essas duas coisas. Mas foi exatamente o que fizeram o malucão David Byrne e o dj superstar Fatboy Slim. "Here Lies Love" é um musical sobre a vida de Imelda Marcos e sua babá Estrella Cumpas, o que as faixas "Rose of Tacloban",  "Ladies in Blue" e "Seven Years" deixam bem claro. Mas não é apenas na sonoridade dos musicais clássicos americanos que o disco se inspira. Cabe de tudo um pouco: Folk, Miami Bass, Soul, Funk e principalmente, fazendo a colagem sonora, pop dos anos 60 e 70!

Agora misture a tudo isso letras baseadas em entrevistas, discursos e situações vividos por Imelda e Estrella, principalmente no fim da ditadura Marcos, quando a família foi obrigada a deixar as Filipinas... Eu sei, parece um pouco demais, mas a verdade é que o disco é sensacional, para dançar, para escutar em casa, para refletir. Muitos podem apenas se divertir com os beats surreais criados pela dupla sem se preocupar com a parte "cabeça", como escrito na crítica de Jody Rosen para a Rolling Stone.

Cada música é interpretada por diferentes cantores, entre os quais membros da nata do pop alternativo atual como Róisín Murphy (vocalista da banda Moloko), Tori Amos, Cindy Lauper, Florence Welch (do Florence and the Machine), Sharon Jones, Martha Wainwright (irmã do Rufus) e a já queridinha do blog Santigold, entre outros, todos com vocais espetaculares, sem exceção.

David Byrne escreveu em seu site que estava interessado em personalidades poderosas e o que move suas atitudes, e encontrou na música pop o veículo ideal trabalhar o assunto. As músicas serão parte de um espetáculo que será encenado pelo Public Theatre, em New York.

Enfim, quanto à parte "cabeça" posso dizer que quando (de tanto escutar o disco) as letras começam a sobressair, a escuta fica realmente mais interessante, e o poder pode ser representado pela euforia da música de pista; para quem ainda tem alguma dúvida de que tudo pode entrar no liquidificador pop, está aqui a prova cabal.

Aqui Imelda Marcos, hoje com 81 anos, escuta "Here Lies Love"

Vídeo de "Please Don't", com Santigold
Notas pessoais de um sempre iniciante na vida, nada que vá ajudar a ninguém.